Anfisbena
Retirado de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural
Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Reptéis
Ordem: Squamata
Família: Amphisbaenidae
Gênero: Amphisbaena
Espécie: Amphisbaena alba
Também conhecida como cobra-de-duas-cabeças. Apesar do nome popular, não é uma cobra. Está mais aparentada com os lagartos do que com as cobras. De acordo com os cientistas, evoluíram dos lagartos, adaptando-se à vida subterrânea.
Seu habitat são as áreas de floresta e planície, sob o solo, na América do Sul. São répteis ovíparos. Põem de dois a oito ovos sob o solo. Podem viver mais de 20 anos. São carnívoros, alimentando-se basicamente de insetos.
São ótimos escavadores, graças ao crânio fortemente ossificado, que lhe permite cavar as galerias.
Curiosidades:
Quando ameaçada, tende a movimentar a cauda como se fosse uma cabeça, confundindo algum eventual predador.
legal
ResponderExcluirMuito interessante,apesar de não ser cobra,causa medo.Lívia 6°ano B.
ResponderExcluirnossa que legal!!! Helena 7º
ResponderExcluirNão é uma cobra e sim um lagarto,dá para acreditar?
ResponderExcluiro seu Jorje achou sexta feira na horta da escola
parece uma cobra pois vive interrada no solo e, assim se adaptou COMO UMA MINHOCA. o interessante é que ela não tem pálpebra.
Ela morreu e o professor Daniel a conservou no álcol. Parece que tem duas cabeças, a sua cauda é parecida com a própria cabeça e faz os mesmos movimentos para caçar ou se defender,nós vimos e é muito legal!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Luiz antonio 6ºB
"cobra de duas cabeças"
ResponderExcluirfoi encontrada uma espécie de Anfisbena no colégio porto alvorada:
foi encontrada no jardim da escola porto alvorada uma "cobra cega'.Ela foi encontrada por um dos funcionários, ela foi colocada em um balde amarelo com a marca bianco, e por esse motivo alguns de meu colegas a chamavam de bianco, pois após mais ou menos 4,5 dias ela morreu. está conservada no álcool.Quando ela foi encontrada o professor Daniel de ciências estava dando aula na nossa turma (7ºano), fizemos uma experiência com ela: colocamos uma caneta bic próxima a sua boca e ela atacou e ficou de boca aberta até o "fim" da aula.Muitas pessoas acham que ela se tem duas cabeças, porém um dos lado é o rabo, que sobe nos lugares. Lara 7ºano
A anfisbena é chamada, no Brasil, de cobra-cega ou cobra-de-duas-cabeças Esse nome, cobra-de-duas-cabeças, é dado porque o corpo de tais animais é comprido, alongado e sem patas, tal como as serpentes . Além disso, sua cauda é curta e arredondada, apresentando mais ou menos a mesma largura da cabeça, parecendo que são, na verdade, duas cabeças, uma em cada ponta. Conhecida por cobra-cega, devido a seus olhos, bem pequenos, ficarem cobertos por uma pele.. Não é classificada nem como lagarto, nem como serpentes, como já foi anteriormente.
ResponderExcluirA anfisbena é o único réptil cavador,, ela cava seus próprios túneis, utilizando-se de seu crânio bastante duro, em movimentos de um lado para o outro. Possui hábitos subterrâneos e é carnívora, alimentando-se de pequenos insetos que penetram em seus túneis, e também, com menos freqüência, caça na superfície. Apesar de ser agressiva e possuir uma forte mordida e dentes afiados, a anfisbena não é peçonheta.
Em algumas espécies, principalmente quando o indivíduo se sente ameaçado, a cauda pode se mover tanto quanto a cabeça, ajudando ainda mais nessa confusão quanto ao que vem a ser cada uma dessas partes do corpo. Outras espécies podem soltar um pedaço da sua cauda, tal como alguns lagartos fazem, para confundir seus predadores.
As anfisbenas, ou cobras-de-duas-cabeças são pouco conhecidas e também avistadas por nós. Isso porque se trata de espécies que vivem enterradas no solo, cavando seus próprios túneis.
No subsolo, ou nas poucas vezes que aparecem na superfície (geralmente embaixo de folhas e húmus), as cobras-de-duas-cabeças se alimentam de minhocas, larvas, invertebrados e pequenos roedores, como filhotes de camundongo
Eu descobri também que além de ser encontrada na América do Sul, a cobra de duas cabeças também podem ser encontradas em algumas partes do continente Africano.
ResponderExcluirVictória Adati De Toledo Barros - 7ºano A
A cobra chamada Bianco morreu.Ainda bem não gostava da quele bicho nojento! Julia 7°ano
ResponderExcluirEssa cobra morreu, gostava dela mas, era muito nojenta e brava
ResponderExcluir