"Bento 16: Renúncia de Papa expõe crise da Igreja Católica"
O papa Bento 16 anunciou, no dia 11 de fevereiro, que vai renunciar ao cargo no final do mês. É a segunda renúncia de um papa nos últimos 600 anos. O papa alegou que a idade avançada (85 anos) o impede de continuar no comando da Igreja Católica.
O alemão Joseph Ratzinger assumiu o pontificado em 19 de abril de 2005, após a morte do papa João Paulo 2o, um dos mais populares da história. Com a saída de Bento 16, o pontificado ficará vago até a escolha de um novo papa, que deve acontecer em março.
Bento 16 foi um papa conservador que não promoveu grandes mudanças na Igreja Católica. Em uma era de epidemia de Aids, foi contrário ao uso de preservativos. Ele também recusou a permissão do matrimônio aos padres e a ordenação de mulheres. Manteve-se contrário ao aborto e ao casamento gay, sendo criticado por isso.
Durante seu pontificado, a igreja foi alvo de denúncias de abuso sexual de crianças por sacerdotes. Foi um dos maiores escândalos envolvendo o Vaticano, o que contribuiu para a perda de fieis na Europa, berço do catolicismo.
Fonte:
http://educacao.uol.com.br/disciplinas/atualidades/bento-16-renuncia-de-papa-expoe-crise-da-igreja-catolica.htm#Direto ao ponto (acesso em 19/02/2013)
Bento 16 será 'papa emérito' e manterá nome
Atualizado em 26 de fevereiro, 2013 - 11:42 (Brasília) 14:42 GMT
Após renúncia, Bento 16 manterá seu nome e usará uma batina simples, segundo o Vaticano
Bento 16 será chamado de "papa emérito" e "sua santidade" após a efetivação de sua renúncia, marcada para esta quinta-feira, informa o Vaticano.
Ele também manterá o nome Bento 16, em vez de voltar a usar seu nome de batismo, Josef Ratzinger.
Usará uma "batina branca simples" e seu anel - chamado de "anel de pescador" - será destruído, conforme a tradição do Vaticano.
As "sandálias de pescador" vermelhas serão abandonadas; ele usará os mocassins marrons que recebeu de presente durante uma viagem ao México, no ano passado.
A renúncia de Bento 16 é a primeira de um papa em cerca de 600 anos.
Despedida
Bento 16 deve passar suas últimas horas como pontífice em sua residência no Vaticano, despedindo-se dos cardeais que foram seus assessores mais próximos nos últimos oito anos, informa o correspondente da BBC David Willey.
Seu arquivo pessoal de documentos será embalado e, às 20h locais da quinta-feira, a Guarda Suíça (que protege sua residência de Castel Gandolfo) será dispensada, sendo substituída pela polícia do Vaticano.
Isso será o marco formal do fim de seu papado e do início do período de transição a seu sucessor, a ser escolhido em um conclave no mês que vem.
A partir de 4 de março, o Colégio de Cardeais se reunirá para discutir os problemas enfrentados pela Igreja Católica e marcar uma data para o conclave, em que o voto é secreto.
O novo papa será escolhido pelo voto de 115 cardeais, na Capela Sistina.
É necessária uma maioria de dois terços mais um para a definição do novo papa. Sessenta e sete dos eleitores foram nomeados pelo próprio Bento 16; os demais, pelo antecessor, João Paulo 2º.
Cerca de metade (60) dos cardeais são europeus - sendo 21 deles italianos - e muitos trabalharam para o corpo administrativo da Igreja (a Cúria), em Roma.
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/02/130226_papa_emerito_pai.shtml / 26 de fevereiro de 2013 (acesso em 26/02/2012)
Na minha opinião o papa ja estava velho demais entaum precisava ser mais novo
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEu acho que se for para a melhora da saúde dele, seria o mais adequado.
ResponderExcluirComo a casa dele é toda de ouro, eu quero ser papa tbm
ResponderExcluirNa minha opinião o Papa está certo ao renunciar, pois a sua idade não permite que ele faça tanto esforço.
ResponderExcluirAcho justo ele querer parar com o cargo pois esta muito velho para continuar e talvez isso só piore a saúde dele
ResponderExcluirConcordo e acho que não só é bom pra ele como é bom para nós.
ResponderExcluirAcho que o papa estava na idade avancada e ele como responsavel assumiu que nao dava mais conta do cargo
ResponderExcluirEu acho que ele ja estava bem velho e isso poderia afetar ah mente dele ' foi uma boa ele sair agr um novo ppa entra :-)
ResponderExcluirRenuncio pq tava morendo !!!!!!!
ResponderExcluirEu acho que sim
ResponderExcluirAchei muito interessante, pois o Papa foi corajoso ao deixar o trono, mesmo sabendo que seria muito julgado.
ResponderExcluirEu concordo com os comentarios anteriores
ResponderExcluirAchei uma atitude corajosa, pois diante do julgamento do mundo inteiro, ele fez o que achou melhor...
ResponderExcluirRealmente ele esta muito velho pra esse cargo
ResponderExcluirO papa estava duentinho e porio renuncio
ResponderExcluirEle ja tava muito véio
ResponderExcluirEle estava realmente muito velho
ResponderExcluirRenúncia do papa é igual vodka ou agua de coco:pra mim tanto faz
ResponderExcluirNa minha opinião o Papa fez o que era certo para ele e para a Igreja católica, a sua idade avançada e seu estadod saúde não contribuiram para que ele exercesse suas funções, ele nao possuia condicoes para vir para a JMJ no Rio de Janeiro, o que ele fez era certo para a Igreja.
ResponderExcluirAna laura vacari
realmente ele estava muito velho para esse cargo...
ResponderExcluirjulia 8b
Ele ja estava muito idoso para continuar a assumir o cargo e alem disso a saude dele
ResponderExcluirestava comprometendo muito.
Maria Eduarda 8ºB
Os 115 cardeais foram da Capela Paulina para a Capela Sistina em procissão. Eles chegaram à Sistina, onde ficarão confinados até a escolha do novo Papa, às 16h30 locais (12h30 de Brasília) desta terça-feira (12).
ResponderExcluirDurante o percurso, eles cantaram litanias e oraram para que o Espírito Santo os iluminasse durante as votações.
Depois, eles prestaram juramento, com a mão sobre o Evangelho, prometendo manter segredo sobre o encontro e as votações, conforme manda a Constituição Apostólica, sob risco de excomunhão.
saiba mais
Leia mais notícias sobre a sucessão de Bento XVI
Veja 14 fatos sobre o conclave
O mestre de cerimônias deu o comando de "Extra omnes!" (Todos para fora), e a porta da capela foi lacrada.
Uns poucos assistentes ficam dentro da capela, mas eles saem na hora da votação.
Primeira votação
A expectativa é de que a primeira votação para tentar escolher um novo pontífice, o 266º da história da Igreja, ocorra ainda nesta terça.
Mas, segundo o padre Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano, ela provavelmente não deve definir ainda o nome do novo Papa.
Para ser eleito, um cardeal precisa ter mais de dois terços dos votos dos 115 eleitores.
A fumaça --branca, caso um novo pontífice tenha sido escolhido, e preta, após uma votação inconclusiva-- sairá da chaminé da capela depois da votação.
Se houver fumaça preta, o conclave segue então na quarta-feira, com duas votações previstas pela manhã e mais duas à tarde.
A eleição do novo Papa ocorre após a surpreendente renúncia do agora Papa Emérito Bento XVI, anunciada em 11 de fevereiro e efetivada em 28 de fevereiro, criando uma situação praticamente inédita para a Igreja moderna, em que dois Papas, um atuante e outro Emérito, devem coabitar no Vaticano.
O alemão Josef Ratzinger deixou o cargo após oito anos de um pontificado marcado por crises e divisões internas.
O cardeal brasileiro Dom Odilo Pedro Scherer é citado, pela imprensa e por analistas, como um dos favoritos para ser o novo Papa (saiba os motivos), ao lado do italiano Angelo Scola.
wilson ninno netto,8 ano A
O papa Francisco foi eleito em 13 de março de 2013.
ResponderExcluirEle foi o primeiro jesuíta a ser eleito papa da América do Sul e o primeiro não europeu.
O Papa Francisco apelou nesta terça-feira pela defesa dos pobres, dos idosos, dos mais fracos e do meio ambiente.
ResponderExcluirEu nao gostei do novo Papa pois ele e ARGENTINO'
ResponderExcluirBom eu mesmo assim respeito o novo papa e suas 'regras'.
o novo papa argentini e o primeiro papa sul americano
ResponderExcluirMuito legal essa noticia que o papa renunciou tomara q tenha outra noticia sobre o novo papa. Franscisco o primeiro papa sul americano
ResponderExcluirO outro papa tava muito velho e presizava de um descanso e por isso ele renumsiou,no tempo que nao tinha papa muitas pessoas ficaram tristes e dezanimadas mas quando o novo papa entrou a animasao voltou
ResponderExcluirO novo papa é argentino,o primeiro! O Papa Francisco I que veio ao cargo depois do Papa Bento 16 que renunciou :-) Muito interessante!
ResponderExcluirEsse papa o francisco vai celebrar uma missa de quinta-feira santa em uma prisao para menores, informou nesta quinta no vaticano
ResponderExcluiro papa bento 16 por problemas de saude pra esse problema o novo papa francisco o primeiro papa sul-americano do pais da argentina que tomou posse do vaticano tomara que ele seja igual o bento 16
ResponderExcluirEu gostei do novo papa francisco ele e muito bom pois ele vai doar para os pobres
ResponderExcluirO novo Papa apelou pela defesa dos pobres,dos idosos,dos mais fracos e do meio ambiente,achei muito bom e muito interessante.Lívia 6°ano B.
ResponderExcluir